This side up

Eu tenho, no total, 12 tatuagens.
Cada uma delas tem uma história, um momento ou traz consigo uma lembrança.
Mas de todas elas tem uma que, não sei porque, chama mais a atenção.
É a menorzinha delas, tem apenas 2cm. Não tem cores nem está em um lugar que aparece muito… mas é incrível, não passa uma semana sem que alguém me pergunte o seu significado.
Normalmente eu digo que não é nada porque me dá muito trabalho explicar a enorme simbologia de algo tão pequeno.

Mas a verdade é que tem dias que eu preciso parar, olhar para ela e explicar para mim mesma o porque dela, o porque deu ter escolhido esse desenho.

Meu pulso esquerdo ganhou esse presente quando, em 2003, eu estava passando por dias tristes, uma fase realmente complicada da minha vida.
Quando já não sabia mais o que fazer para melhorar, sentei na frente do meu computador, abri o illustrator e comecei a rabiscar coisas que fizessem sentido.

E foi aí que ela nasceu.

Eu percebi que nesse lugar em que escolhi fazê-la só a enxergaria quando estivesse com o braço apontado para frente ou para cima.

Então ficou assim: a seta indicando que o meu caminho é sempre pra cima ou para frente. Os círculos dentro me lembram diariamente que, tudo que desce, sobe de novo (e vice versa porque a gente precisa lembrar que, mesmo quando está no céu, vai levar um tombo mais cedo ou mais tarde). E o infinito, esse 8 deitado, serve pra afirmar que tudo que eu desejo, tudo que eu quero, tudo que eu vivo faz parte de uma trilha infinita para me transformar sempre, diariamente em uma pessoa melhor.

Adoro essa tatuagem, adoro seu significado e adoro, acima de tudo, pensar que para tudo existe uma solução melhor que a própria vida se imcumbirá de mostrar.

Leave a Reply

