Aula de gramática

Sempre achei flerte uma palavra esquisita.
Me lembro bem da minha avó falando “no meu tempo a gente não ficava que nem hoje. Nós flertavamos”. Batava ela dizer isso para que eu torcesse o nariz, achando que esse verbo, que eu julgava ser mais ingênuo que uma brincadeira de criança, deveria ter sido extinto desde a década de 1910.
Mas, de uns tempos pra cá, eu percebi que esse ele não só continua existindo como está entre nós. No singular e no plural.

Acompanhe:

Eu flerto
(logo) tu flertas
E quando eu já me esqueço do assunto
Ele (vem e) flerta (comigo)
(Dai) nós flertamos
(Exatamente) como vos (e toda a humanidade) flertais
(E logo logo o povo, que não tem nada para fazer, começa a espalhar a fofoca e contar para todo mundo que) eles (nós no caso) flertam

Hoje, enquanto essa palavra e um certo par de olhos azuis maliciosos rondavam minha cabeça, resolvi pegar o dicionário para afinal ler o significado ao pé da letra dessa combinação fonética tão esquisita que, pelo menos para mim, nunca quis dizer mais do que uma troca de sorrisos inocente entre duas pessoas que, para usar um verbo mais antigo ainda, se cortejam.
E foi ai que eu levei um baita susto. Fiquei tão chocada que fui obrigada a recor ao verbo transitivo direto tomar somado do numeral um, da ação banho e do adjetivo gelado para parar de pensar besteira e focar única e exclusivamente numa coisa tão brochante quanto uma aula de gramática.

(Definição de flerte pelo dicionário online : flerte é um comportamento parecido, comum entre seres humanos com intenções sexuais numa ligeira e discreta insinuação de interesse entre pessoas heterossexuais ou homossexuais. Do flerte se origina um relacionamento mais próximo e posteriormente mais íntimo, desde que ambos os interessados tenham uma correspondência de afinidades. Pode implicar uma troca de idéias, piropos e relação sexual entre as partes.)

Para ler ouvindo Of Montreal – L’age D’or

3 responses to “Aula de gramática

  1. Adorei é verbo transitivo indireto, não é? Bom, mesmo se não for, curti muito o seu texto como sempre. O seu blog foi um achado!!! Eu leio sempre que posso. Parabéns mercedos!!
    Um beijo

  2. O seu dicionário tá mais animadinho que o meu. No que eu olhei (michelis), flerte é um namorico. Pode passar o link desse aí. heheeheh Bjos

  3. Sra. Revisora, to com saudades! Qdo vamos nos ver pra discutir “gramática”?

Leave a Reply

