O que nunca fazer numa entrevista de emprego

O cara chega aqui, vestido de anos 60, com um topete cheio de cera, preso no topo da cabeça por um grampo vermelho. O look é calça justa tigrada, blazer azul marinho, camisa amassada e uma gravatinha preta fina. Nos pés, uma botina amarela.

Pergunto por que ele gostaria de ser vendedor em uma loja de decoração.
O sujeito, todo cheio de si, responde que é jornalista e só queria vir porque, no momento, está sem emprego.

Quando percebe o erro, complementa dizendo que, na verdade, é um fashionista e que acha que os mundos moda e decoração tem tudo a ver.

Comovida e confusa, ofereço ajuda. Digo que se não der certo aqui (e claro que não ia dar), eu poderia enviar o curriculum dele para os amigos da área, pessoas que trabalham em revistas e sites de moda importantes.

Ele, sem pestanejar, responde: “muito obrigado, mas não precisa”.

Retruco, desconfiada: “tem certeza?”.

E ele, com ar de desdém, completa: “eu gosto de cobrir Oriente Médio, o resto é bobagem, nem vale a pena…”.

Nesse momento não consigo me conter. Quase pulo da cadeira de tanta vontade de perguntar… até que aquilo sai de dentro de mim naturalmente.

“Ah, é? Então me diz, você é pro Israel ou Palestina?”

O mocinho exaltado, vermelho e nervoso responde com idealismo, quase gritando: “Palestina!!! Sempre!!! Morte a Israel!!! Cretinos de merda!!!”.

Sem transmitir nenhuma emoção, sorrio amarelo.
Agradeço pela entrevista, me levanto e lhe entrego um cartão meu.
O sujeito esboça um sorriso, exibindo dentes asquerosos, cheios de placa bacteriana e manchas.
Ele estende a mão, segura o cartão e, com muita atenção, lê meu nome.

Em segundos assisto sua feição se transformar e vejo, de perto, ele se despir completamente de toda a arrogância que lhe parecia tão peculiar.

Ele, de cabeça baixa, timidamente me pergunta: “Ai, você é judia, né?”

Para ler ouvindo Stevie Wonder – Higher Ground

Leave a Reply

